Segurança e eficácia

Como devem ser armazenados os produtos cosméticos?

Há alguns cuidados a ter durante o armazenamento e utilização do produto cosmético, por forma a garantir a sua qualidade. Idealmente, o produto cosmético deve ser armazenado num local fresco, seco e não sujeito a exposição solar direta. O produto não deve estar sujeito a temperaturas extremas, não devendo ser armazenado perto de fontes de calor ou frio. Por exemplo, os aerossóis contêm a indicação “Não expor a temperaturas superiores a 50ºC”.

É importante ler as instruções do produto cosmético, pois estas poderão conter avisos ou precauções especiais de utilização, tais como “Manter armazenado num local fresco e ao abrigo da luz” ou  “Aplicar o produto na palma da mão.  Aplicar com os dedos no rosto, pescoço e decote”. As  mãos devem estar lavadas, em caso de contacto com o produto. No caso da aplicação com utensílios, como esponjas ou espátulas, estes devem ser limpos regularmente (com detergente ou sabão), devidamente secos, e não devem ser  partilhados. No caso particular das escovas para aplicação de máscaras de pestanas, não  é recomendada a sua limpeza, mas respetivo período após a abertura é, geralmente, 6 meses. Após a utilização do produto, deve garantir-se que a tampa fica devidamente fechada para evitar a exposição ao ar e/ou luz. Quando a embalagem não é adequadamente  fechada após utilização pode ocorrer perda de  água e alteração da consistência,  como é o caso das pastas dentífricas. Não se deve usar saliva ou água para aplicar o produto cosmético, nem adicionar água ao produto (salvo por indicação do fabricante), uma vez que  são potenciais fontes de microrganismos.

Os consumidores devem utilizar o produto até à data de durabilidade mínima indicada no rótulo através do símbolo da “ampulheta”, seguida da data em dia/mês/ano ou mês/ano, ou através da expressão “a utilizar de preferência antes de…”. Em caso de ausência de indicação desta data, pressupõe-se que o produto mantenha as suas características durante um período mínimo de 30 meses após abertura da embalagem, desde que as condições de armazenamento deste sejam adequadas. Após abertura, o produto deve ser utilizado no período indicado na rotulagem, em meses, designado como período após abertura.

Se as condições adequadas de armazenamento não forem mantidas durante a utilização do produto cosmético, este poderá deteriorar-se antes da data de durabilidade mínima ou período após abertura indicados, podendo levar a alterações da sua cor, odor ou aspeto. Nesta situação, o produto não deve ser utilizado e deve ser descartado.

O produto cosmético deve ser armazenado num local fresco, seco, não sujeito a exposição solar direta e afastado de fontes de calor ou frio.

O produto deve ser utilizado de acordo com as instruções.  até o fim do período após abertura ou data de durabilidade mínima indicados na rotulagem.
 
Se detetar alterações na cor, odor ou aspeto do produto este deve ser descartado.