O Fator de Proteção Solar (FPS) surge na rotulagem de inúmeros produtos cosméticos, particularmente nos protetores solares, sendo o principal valor utilizado para a avaliação da eficácia fotoprotetora de um protetor solar. Este Fator é universalmente aceite, e expressa a proteção contra a radiação ultravioleta B (UVB) e, consequentemente, contra a queimadura solar, em comparação com peles não protegidas.
O FPS pode ser calculado através da razão entre a Dose Eritematosa Mínima (DEM) da pele protegida por um protetor solar, e a DEM da pele não protegida. Assim, se o produto cosmético apresenta um valor de FPS igual a 30, significa que é necessária uma exposição solar 30 vezes maior para produzir eritema, comparativamente a uma situação em que este indivíduo não estaria a usar protetor solar. Quanto maior for o FPS, maior será a proteção do produto cosmético, sendo recomendado, pelo menos, um FPS de 30.
De uma forma geral, para determinar o FPS, um grupo de voluntários com um fototipo entre I e III é submetido à exposição de doses de radiação UV progressivas, emitidas por uma fonte de luz artificial. A radiação incide tanto em áreas de pele com protetor solar (aplicado na quantidade de 2 mg/cm2 ou 2 μL/cm)2, como em áreas desprotegidas durante um período de 16 a 24 horas. No fim deste período, é calculada a DEM da pele protegida e da pele desprotegida com o intuito de, à posteriori, se calcular a razão entre ambas. Atualmente, existem metodologias in vivo de referência para determinar o FPS como a desenvolvida pela ISO (International Organization for Standardization, EN ISO 24444:2019) e pela FDA (Food and Drug Administration, EUA); Apesar das diferenças metodológicas, os estudos do FPS realizados pelos dois métodos citados produzem resultados próximos entre si.
É importante realçar que na escolha de um protetor solar, para além do FPS, outros aspetos como a resistência à água, a proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e a fotoestabilidade devem ser tidos em consideração.
O Fator de Proteção Solar (FPS) é o principal valor utilizado para a avaliação da eficácia de um protetor solar contra a radiação UVB. O FPS é calculado através da seguinte fórmula: FPS = (Dose eritematosa mínima na pele protegida)/(Dose eritematosa mínima na pele não protegida) Atualmente, entidades como a FDA e a ISO propõem metodologias devidamente estandardizadas para a avaliação do FPS.