Segurança e eficácia

A aplicação de unhas de gel ou verniz gel nas unhas é responsável por aumentar o risco de cancro da pele?

As unhas de gel ou o verniz gel consistem numa mistura de monómeros de acrilato, material que requer radiação ultra violeta (UV) para polimerização (união dos monómeros). A radiação UV é fundamental para a secagem, endurecimento e tratamento do verniz de unhas, tanto em casa, como em salões de beleza. Neste sentido, os aparelhos utilizados contêm lâmpadas LED que emitem, sobretudo, radiação ultravioleta A (UVA). A radiação UVA é responsável pelo envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas), podendo contribuir, também, para o desenvolvimento de cancro da pele.

No entanto, a intensidade e a duração da emissão de radiação para a realização deste procedimento não atinge níveis prejudiciais para a saúde humana. Foi comprovado  que 30 minutos de exposição diária à radiação emitida pela Lâmpada LED não atingia os limites de exposição nocivos à radiação UV. Um outro estudo concluiu que a exposição à radiação UVA em cada sessão é relativamente reduzida, pelo que  ainda que possam existir múltiplos contactos consecutivos, o risco de carcinogénese continuaria reduzido.  

Até à data, a  Food and Drug Administration (FDA) não registou qualquer relato de ocorrência de queimaduras ou cancro da pele atribuído ao  uso destas lâmpadas. Assim, e com base nos dados científicos disponibilizados até ao momento, assim como no parecer do Comité Europeu Científico na Saúde, Ambiente e Riscos Emergentes, considera-se que não existem efeitos adversos diretos para a saúde decorrentes do uso normal de LED para a população saudável, embora reações de fotossensibilidade possam ocorrer caso utilize alguns medicamentos ou suplementos

 Todavia, existem medidas que podem diminuir os riscos envolvidos nesta exposição:

- usar este equipamento no máximo 10 minutos por mão em cada sessão;

- aplicar protetor solar nas mãos, 30 minutos antes da sessão;

- retirar qualquer fragrância ou outro produto cosmético (à exceção do protetor solar) das mãos antes da sessão.

As unhas de gel e o verniz gel, por serem constituídos por acrilatos, requerem luz UV para secarem e endurecerem.

A intensidade e duração de emissão da radiação pelas lâmpadas LED dos aparelhos usados para endurecer o verniz não atingem valores considerados prejudiciais para a saúde humana.

A exposição a estas lâmpadas UV não parece ser responsável por aumentar o risco de cancro da pele.