Ingredientes

Que tipos de ingredientes são utilizados em produtos cosméticos?

Entende-se por ingrediente qualquer substância ou mistura destinada ao fabrico de um produto cosmético, excluindo-se impurezas ou intermediários inerentes ao processo, que estejam ausentes do produto final. Um ingrediente, seja de origem natural, biotecnológica ou obtido por síntese, poderá figurar na composição de produtos cosméticos com diferentes funções:     

- ingrediente ativo, por apresentar ação relevante de acordo com as diversas categorias de produtos cosméticos (ação hidratante, antirrugas, despigmentante, decorativa, desodorizante, entre outras);
- ingrediente tecnológico ou primário, na medida em que contribui para a forma física do produto cosmético (viscosificantes, agentes emulsivos, entre outros);
- ingrediente específico ou secundário, que serve de adjuvante na formulação, contribuindo para a sua estabilidade física, química e microbiológica (conservantes) ou para as suas propriedades organoléticas (fragrâncias).  

Os ingredientes cosméticos devem também:

- ser isentos de toxicidade e utilizados de acordo com as especificações determinadas pela regulamentação vigente, que impõe restrições a certos ingredientes (tipo de aplicação, concentração, pH) e apresenta uma lista das substâncias proibidas nos produtos cosméticos;
- ser corretamente identificados na rotulagem, segundo as indicações impostas pela legislação, encontrando-se as fragrâncias, nanomateriais e corantes sujeitos a critérios específicos de identificação dadas as suas propriedades particulares.

A segurança dos ingredientes dos produtos cosméticos é analisada por organismos especializados, tais como a organização Cosmetic Ingredient Review. Outras organizações como o Comité Científico da Segurança dos Consumidores (CCSC)  dedicam-se à avaliação contínua de riscos que possam interferir com a saúde e segurança do consumidor.

Para o esclarecimento de questões regulamentares pode ser consultada a base de dados CosIng,  disponibilizada pela Comissão Europeia.

- O principal critério de inclusão de um ingrediente num produto cosmético é o seu contributo para um produto final eficaz, estável com qualidade, com garantia de segurança para o consumidor.

- De acordo com as suas propriedades, um ingrediente cosmético pode desempenhar três principais funções: ingrediente ativo, tecnológico ou primário ou  específico ou secundário (adjuvante).