As unhas, constituídas essencialmente por uma proteína fibrosa α-helicoidal designada de queratina, são apêndices cutâneos com importantes funções protetoras e sensoriais. Para o cuidado das mesmas, existem inúmeros produtos cosméticos, como bases transparentes (que favorecem a aderência do verniz), fixadores, endurecedores (que melhoram a resistência das unhas), removedores de cutículas e vernizes (que proporcionam cor).
Os vernizes são produtos cosméticos utilizados com o intuito de decorar as unhas e apresentam constituintes semelhantes nas suas formulações. No momento da aplicação, o verniz é fluído e, passado algum tempo, ocorre a evaporação do solvente, deixando um filme de verniz na superfície da unha.
Todos os vernizes contêm agentes filmogénios numa quantidade de, aproximadamente, 15%, como a nitrocelulose - polímero responsável pela formação de uma película que confere dureza e resistência. Com o objetivo de fornecer brilho e aderência à película inicialmente formada, é adicionada uma resina numa concentração próxima de 7%, como, por exemplo, a resina tosilamida, que forma uma película secundária. A presença de plastificantes (~7%), como o tributil acetil citrato, confere flexibilidade à película, prevenindo quebras. Com o propósito de obter produtos fluídos e de secagem rápida, são utilizados solventes na formulação dos vernizes numa concentração aproximada de 70%, sendo os mais comuns o acetato de etilo e o acetato de butilo. Estes solventes, além de evaporarem rapidamente, dando origem a uma película de revestimento, permitem a dissolução ou dispersão de outros ingredientes do verniz, como resinas, pigmentos e agentes filmogénios.
A cor do verniz é conseguida através da utilização de corantes e/ou pigmentos. Um dos pigmentos minerais mais utilizados é o dióxido de titânio. Este pigmento apresenta uma coloração branca e é um opacificante, possuindo poder de cobertura.
De forma a garantir a distribuição uniforme destes constituintes, pode ser adicionado um aditivo reológico, como as bentonites, sílicas, celuloses, acrilatos, uretanos, entre outros. Podem ainda ser utilizados outros ingredientes, como os filtros de radiação ultravioleta (UV), com o objetivo de proteger o produto, evitando o desvanecimento da cor.
Os vernizes são produtos cosméticos utilizados para embelezar as unhas que têm uma composição típica, independentemente do tipo de verniz. São geralmente, constituídos por agente filmogénio, resina, plastificantes, solventes, corantes ou pigmentos e podem também conter aditivos e filtros UV.