Ingredientes

Como posso identificar qual a função de um ingrediente cosmético?

Os consumidores que optam por analisar cuidadosamente a rotulagem antes da aquisição do seu produto cosmético, devem fazê-lo baseando-se em informação fidedigna.

De seguida, encontram-se alguns recursos que permitem ao consumidor elaborar opiniões assentes em conhecimento com rigor científico. A pesquisa será mais fácil se o ingrediente cosmético for procurado tal como se apresenta nos rótulos dos produtos segundo os critérios da nomenclatura internacionalmente harmonizada: a nomenclatura INCI.

  1. SpecialChem: Plataforma internacional formada por especialistas da indústria química e de materiais. Em “Ingredientes Cosméticos”, estes podem ser pesquisados através da sua classe ou pelo nome com que se encontram nos rótulos. Apresenta propriedades físico-químicas, funções e aplicações dos ingredientes.
  2. CosmeticsInfo: Expõe conteúdo científico direcionado para o público geral. A sua utilização é intuitiva e útil para compreender diferentes tipos de formulações de produtos cosméticos e proceder à análise da rotulagem. Oferece dados de segurança, eficácia, regulamentação e conselhos para avaliação da qualidade dos produtos, complementados com infográficos, vídeos e hiperligações para esclarecimentos adicionais.
  3. Cosmetic Ingredient Review (CIR): É dirigida a profissionais do setor e os seus dados têm caráter técnico-científico, apesar de poder ser consultada por qualquer indivíduo. O separador “Ingredients” fornece informação sobre ingredientes (não sobre produtos), à exceção de fragrâncias, corantes ou aromatizantes. São publicados na plataforma relatórios anuais e discussões relativas à segurança de ingredientes cosméticos e as condições em que devem ser utilizados. A plataforma fornece documentos para download com informação detalhada sobre ingredientes cosméticos.
  4. Handbook of Cosmetic Science and Technology: Livro com informação sobre ingredientes cosméticos, aplicações e dados de segurança. Aborda o ingrediente do ponto de vista da matriz de aplicação: pele, cabelo, unhas - ou função: hidratante, antioxidante, despigmentante, anticelulítico, cuidado para bebés, veículo ou excipiente de produtos cosméticos. Aborda a fisiologia da pele e do cabelo, testes e ensaios para compreensão do funcionamento de alguns ingredientes, além de considerações éticas e regulamentares

 

Um ingrediente poderá apresentar inúmeras aplicações, dependendo da formulação e da concentração em que se encontra.


Consultar os diversos operadores económicos envolvidos no circuito dos produtos cosméticos está ao alcance dos consumidores uma vez que a rotulagem de qualquer produto cosmético contém, obrigatoriamente, os contactos principais do fabricante ou Pessoa Responsável pelo produto.